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Ainda não recebeu o reembolso do IRS? Saiba como verificar o seu estado

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Depois de entregue a Declaração Modelo 3, dentro do prazo legal, a Autoridade Tributária (AT) tem até 31 de julho para proceder à respetiva liquidação, isto é, calcular o imposto com base nos valores e elementos declarados. Caso se verifique que o resultado da liquidação é favorável ao contribuinte, então há lugar ao reembolso, sendo o prazo limite até 31 de agosto.

O respetivo reembolso pode ser efetuado através de cheque, vale postal ou transferência bancária, no caso daqueles que indicaram o seu NIB.

Apesar de a AT já ter ressarcido mais de um milhão de contribuintes, os prazos de reembolso em muito dependem da data de entrega em que cada um submeteu a sua declaração.

No que respeita às pessoas abrangidas pelo IRS automático, o Governo tenciona fazê-lo, à semelhança do que aconteceu ano passado, no prazo de 11 dias; para os restantes contribuintes, em 16.

De salientar que, caso existam dívidas fiscais em fase de cobrança coerciva ou se estiverem a ser pagas em prestações, o reembolso de IRS poderá ser retido.

 Se ainda não foi reembolsado, fique a saber como pode, apenas em cinco passos, consultar o seu estado. Para tal, deve:

1. Primeiramente, aceder ao Portal das Finanças e selecionar a opção “Finanças”, no menu inicial;

2. De seguida, escolher a opção “Serviços”, posicionada na coluna da esquerda;

3. Posteriormente, procurar pelo tópico “Movimentos financeiros”, na lista apresentada por ordem alfabética, e selecionar a opção “Informação financeira”;

4. O passo seguinte consiste em indicar o tipo de imposto que pretende consultar, ou seja, IRS, bem como o ano fiscal correspondente (2018);

5. Por fim, se o reembolso já tiver sido emitido, poderá ter acesso a informações adicionais sobre o estado do seu reembolso ao clicar na opção “Ver detalhe”.

 

Em caso de dúvida, a Zcontas poderá auxiliá-lo.

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